4° Semana da Óptica na Escola

 

A quarta edição da Semana da óptica na escola (IV SOE), realizada no dia 19 de maio de 2011, superou as expectativas dos participantes e organizadores. “Eu aprendi coisas que jamais imaginei aprender um dia”, foi o que relatou um dos 30 alunos da Escola Estadual José Juliano Neto (Sâo Carlos), que tiveram a oportunidade de participar do evento.


Devido ao sucesso da III SOE, os organizadores decidiram realizar as atividades no Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e no Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), onde os estudantes aprenderam os conceitos relacionados à Óptica e diversos temas que envolvem as ciências exatas. No IFSC, demonstrações utilizando a lousa óptica e um modelo em 3D do olho humano facilitaram o entendimento dos tipos de lentes e os defeitos de visão. Experimentos com espelhos, prismas, cuba de água e álcool, entre outros auxiliaram na explicação das leis das reflexão e refração da luz. A visita ao CDCC proporcionou uma ampla abordagem da Física, passando dos conceitos de mecânica e eletrostática à óptica.


As atividades da IV SOE não ficaram por aí. Ao anoitecer, os estudantes participaram de uma interessante palestra sobre os planetas, ministrada pelo prof. Dr. Valter L Líbero no Observatório Astronômico do CDCC, e foram contemplados com um céu repleto de constelações e pela observação de Saturno e seus anéis.


Hoje, a física mostrou mais uma vez sua importância e o quanto ela está presente no nosso dia-a-dia. Pude abrir minha mente para novos conhecimentos e ter uma visão mais ampla do que é a física”. Esta foi a declaração do estudante Lucas após o fim das atividades.