3º Semana da Óptica na Escola

Trinta estudantes do ensino médio do colégio Objetivo de São José do Rio Preto vieram participar da terceira SOE, Semana de Óptica na Escola, realizado no Instituto de Física de São Carlos e organizado pelo IFSC OSA Student Chapter.


 O objetivo dos idealizadores desse evento é de dar oportunidade aos estudantes que ainda não fazem parte do corpo estudantil universitário de conhecer, através de experimentos, demonstrações e palestras, fenômenos físicos relacionados à óptica e fotônica. São poucas as escolas de ensino médio na região que possuem infra-estrutura necessária, ou seja, laboratórios de ensino adequados para a realização de experimentos. Muitas das escolas nem possuem laboratório de ensino. A par dessa deficiência e, tendo em vista a importância da realização de experimentos no aprendizado dos alunos, o IFSC OSA Student Chapter realizou o terceiro SOE. A SOE desse ano foi realizado de forma diferente das duas edições anteriores.


     Nas duas edições passadas, o SOE foi realizado nas dependências das escolas. Os membros do IFSC OSA Student Chapter levaram experimentos possíveis de serem realizados no ambiente oferecido nas escolas, fizeram demonstrações de formação de imagens, efeito do índice de refração em diferentes meios e cederam materiais para a confecção de lunetas, entre outros experimentos


     Na 3º edição, a IFSC OSA Student Chapter incrementou características inéditas ao evento. Ao invés de ir à escola, os alunos vieram à universidade. Os objetivos e razões dessa mudança foram vários: a infra-estrutura que o IFSC dispõe de laboratórios de ensino são excelentes, com salas adequadas e materiais ópticos e fotônicos apropriados para a realização de experimentos de óptica geométrica e física; a oportunidade da visita dos estudantes ao ambiente que a universidade oferece, por meio do almoço no RU, restaurante universitário; a possibilidade de visitar e conhecer as atividades que a USP-SP oferece tais como o CDCC, Centro de Divulgação Científica e Cultural, e o Observatório. No CDCC, os estudantes visitaram a Exposição de Ciências – Jardim da Percepção, Espaço de Física e Espaço Vivo de Biologia, onde eles participaram de experimentos interativos (experimentos que exigem no momento da manipulação um envolvimento intelectual, ou seja, requer mais do que uma manipulação física). No Observatório, os estudantes assistiram a uma palestra do Jorge Hönel e aprenderam um pouco mais sobre noções básicas de astronomia através de demonstrações.

Veja aqui o video da III SOE