Laboratórios Nacionais

Nós do Student Chapter (OSA) do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP) realizamos, no dia 03/junho/2013, uma visita técnica guiada ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) situado em Campinas. Esta visita foi organizada e realizada pelos membros do grupo como parte das nossas atividades O evento, realizado bienalmente, tem como fim a ampliação e o aprimoramento dos conhecimentos científicos dos membros do nosso grupo. Escolhemos visitar o CNPEM pela sua grande importância no desenvolvimento de pesquisas em física no Brasil.
O CNPEM é um centro de pesquisas é composto por quatro laboratórios abertos e multiusuário, sendo eles: o Laboratório Nacional de Luz Sincrotron (LNLS), a única fonte de luz Sincrotron da américa latina; o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), que realiza pesquisas em biociências e desenvolve fármacos, o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), laboratório de alto nível  e na vanguarda da pesquisa de bioetanol; e o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), que realiza investigações com materiais avançados e de interesse estratégico.
Aproveitando a oportunidade fomos ao laboratório do professor Flavio Caldas da Cruz na Universidade de Campinas (UNICAMP). O professor Flávio nos apresentou os experimentos das suas pesquisas em átomos frios, desenvolvimento de lasers, análise de materiais com radiação em Terahertz, óptica e espectroscopia.
Além de instrutivo o evento também é divertido e é uma oportunidade de socialização entre os membros do grupo.